Lula agradece por Recife não virar Balneário Camboriú
Em um discurso cheio de elogios ao combate das Forças Armadas em prol do meio ambiente, o presidente aproveitou para dar uma ‘cutucada na Dubai brasileira’.
Em sua recente passagem por Recife, em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou gratidão ao Exército pelo trabalho de conservação em uma área de preservação ambiental, onde será construída a controversa Escola de Sargentos.
O gesto, interpretado como um aceno às Forças Armadas, levanta debates sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento de empreendimentos em regiões ecológicas.
Durante sua visita ao Comando Militar do Nordeste, em Recife, Lula enfatizou a importância da atuação militar na preservação da Área de Preservação Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, destacando que a alternativa poderia ter sido a transformação desordenada em favela.
O projeto da Escola de Sargentos, com investimento de R$ 1,8 bilhão, tem sido alvo de críticas de ambientalistas, mesmo após o anúncio de redução na área desmatada.
Lula, ao discursar sobre sua estadia na praia de Marambaia, no Rio de Janeiro, controlada pela Marinha, trouxe à tona a reflexão sobre o papel das Forças Armadas na preservação ambiental.
O presidente agradeceu a intervenção militar na região, alegando que, sem ela, a área poderia ter se transformado em um resort, seguindo a linha de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Temos que agradecer o que vocês fizeram. Eu fui a Marambaia (Rio de Janeiro) na semana passada. Fico pensando que, se não fosse a Marinha, aquilo teria virado um resort.
Quem tava lá não era quilombola, quem tava lá não é pescador, era os grã-finos do mundo inteiro fazendo casa, como em [Balneário] Camboriú para fazer sombra dentro do mar e depois ir tomar sol fora da praia porque não consegue mais tomar sol na praia”, afirmou Lula durante agenda em Pernambuco.
O itinerário de Lula no Nordeste, marcado por elogios e agradecimentos às Forças Armadas, incluiu não apenas a visita ao Comando Militar, mas também a assinatura de projetos como o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia e o campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza.
No entanto, o presidente não deixou de expressar sua preocupação com a descontinuidade de obras públicas no Brasil, responsabilizando os gestores pela interrupção de projetos e ressaltando a necessidade de superar esse obstáculo.
foto: reprodução/montagem , radio cidade sc
Praia de Balneário Camboríu.
Balneário Camboríu é o principal destino brasileiro quando os assuntos são balada, jovens e praia. Durante a alta temporada, tem festa pra todo lado, nos mais variados estabelecimentos.
Além disso, é o lugar escolhido por muita gente para morar, por causa da tranquilidade e da proximidade do mar.
A praia central é completamente urbanizada, cheia de edifícios altos e muito movimento, tanto de dia quanto à noite.
Há, no entanto, opções de praias mais desertas e limpas, bastando um pequeno percurso de carro para chegar até elas. São praias com ondas fortes ou fracas – vai depender da vontade do cliente.
Notícias de Balneário Camboríu.
Pouco mais de 100 mil habitantes vivem no balneário, com excelente estrutura turística. Não faltam restaurantes, bares, hotéis e lojas para diversão diária.
Aliás, um diferencial da cidade é que ela não tem apenas as praias para entreterem os visitantes.
O Parque Unipraias, por exemplo, onde se chega de teleférico, é uma ótima opção para passar o dia.
Caminhadas ao ar livre, ora frente aos arranha-céus, ora próximo das áreas verdes, são passeios interessantes para fazer na cidade.
Balneário Camboríu SC.
Ao mesmo tempo que é valorizado pelas belezas naturais, Balneário exibe uma atmosfera luxuosa, com carrões e pessoas bonitas, onde ver e ser visto faz parte do cotidiano.
À noite, vale a pena dar uma passada no calçadão central para observar o movimento.
Vai ser quase impossível não vir à mente a sensação de que Balneário Camboriú é um lugar para se divertir.